News

7 motivos para você doar para a Wikipédia

Esta publicación también está disponible en español.
This post is also available in english.
Tento příspěvek je dostupný i v češtině.
Questo post è anche disponibile in italiano.
この投稿は日本語でもお読みいただけます。
Αυτό το άρθρο είναι διαθέσιμο και στα ελληνικά.

As pessoas doam para a Wikipédia por muitos motivos diferentes. A Fundação Wikimedia, a organização sem fins lucrativos que opera a Wikipédia, garante que cada doação que recebemos é reinvestida para servir a Wikipédia, projetos Wikimedia e nossa missão de conhecimento livre.

Conquanto muitas pessoas visitem a Wikipédia diariamente, não é sempre óbvio o que é necessário para tornar aquela visita possível. Aqui estão 7 motivos para doar para a Fundação que também esclarecem quem somos, o que fazemos e por que as suas doações importam:

  1. Não temos fins lucrativos, e pessoas que nos leem e doam para nós por todo o mundo nos mantêm independentes.

Muitas pessoas se surpreendem ao descobrirem que a Wikipédia é hospedada por uma organização sem fins lucrativos. Na verdade, ela é o único site entre os dez mais visitados no mundo todo que é operado por uma organização sem fins lucrativos. Isto é importante porque nós não somos financiados por anúncios, nós não cobramos assinatura e não vendemos os seus dados. A maior parte do nosso financiamento vem de doações ($11 na média) de pessoas que leem a Wikipédia. Muitas veem banners de captação de recursos na Wikipédia e doam por meio deles. Este modelo preserva nossa independência reduzindo a capacidade de uma organização ou pessoa de influenciar o conteúdo na Wikipédia.

Há muito nós seguimos as boas práticas da indústria para organizações sem fins lucrativos e recebemos os conceitos máximos de grupos sem fins lucrativos como o Charity Navigator para eficiência e transparência financeira. Também publicamos relatórios anuais sobre nossas finanças e captação de recursos que são abertos para qualquer pessoa conferir.

  1. A Wikipédia serve milhões de pessoas e opera sob uma fração do custo de outros grandes sites.

A Wikipédia é visualizada mais de 15 bilhões de vezes por mês. Nós temos os mesmos níveis (talvez até mais) de tráfego global de muitas outras empresas de internet com fins lucrativos com uma fração do orçamento e da equipe.

Mais de 700 pessoas trabalham na Fundação Wikimedia. A maioria trabalha em produto e tecnologia, garantindo tempos de carregamento rápidos, conexões seguras e experiências de leitura e edição melhores em nossos sites. Elas fazem a manutenção do software e da infraestrutura em que nós operamos um dos sites mais multilíngues do mundo com conhecimento disponível em mais de 300 idiomas. Conquanto nossa missão e trabalho sejam únicos, por comparação, a ferramenta de tradução do Google atualmente funciona em 133 idiomas; a Meta tem mais de 70 mil colaboradores; e o Reddit tem cerca de 1,4 mil colaboradores.

  1. Doações de pessoas que nos leem apoiam a tecnologia que torna a Wikipédia possível e melhorias para como as pessoas leem, editam e compartilham conhecimento na Wikipédia.

Cerca de metade do nosso orçamento vai diretamente para a manutenção da Wikipédia e outros projetos Wikimedia. Isto apoia a infraestrutura técnica que permite bilhões de visitas à Wikipédia mensalmente, bem como a equipe que desempenha um papel vital em contribuir para a manutenção de nossos sistemas, incluindo engenharia da confiabilidade do site, engenharia de software, segurança e outros papéis.

Como a Wikipédia está disponível em 300 idiomas, ela precisa de tecnologia multilíngue de ponta para garantir que as pessoas que nos leem e nos editam possam visualizar e contribuir com conhecimento em sua língua de preferência. O financiamento também ajuda com melhorias à experiência de usuário na Wikipédia e no apoio ao crescimento de comunidades de editores do voluntariado global para aumentar o conhecimento no site, de modo que ele siga relevante, correto e útil.

  1. Estamos evoluindo para atender a novas necessidades em um panorama tecnológico em transformação e para responder a novas ameaças globais.

Se você visitou a Wikipédia regularmente em nossa primeira década, provavelmente você viu uma mensagem de erro em algum momento. Por conta dos nossos investimentos regulares em tecnologia, isso não acontece mais. Novos investimentos permitem à Wikipédia lidar com recordes de picos de tráfego com facilidade, prevenindo qualquer disrupção à experiência de leitura e edição.

Estamos também nos adaptando para enfrentar novos desafios, incluindo táticas sofisticadas de desinformação e ameaças de censura governamental, bem como ataques de cibersegurança e mudanças em leis que regulam a web. Novos protocolos de segurança limitam o potencial de agressores tirarem vantagem dos nossos sites, enquanto nossa equipe jurídica ajuda a proteger nossa missão de conhecimento livre.

Mais da metade do nosso tráfego agora vem de dispositivos móveis. Dispositivos ativados por voz e websites usam cada vez mais a Wikipédia para atender as necessidades das pessoas que os utilizam. Continuamos a evoluir para atender a estas preferências. Nota da edição: Desde que este blog foi criado originalmente em novembro de 2022, a Fundação, juntamente à comunidade voluntária da Wikimedia, tem explorado como a inteligência artificial pode transformar a manera com que as pessoas buscam por conhecimento. Nós desenvolvemos recentemente um plugin novo, experimental da Wikipédia para o ChatGPT, que permite a usuários pesquisarem as informações mais atualizadas na Wikipédia, e fornece as devidas atribuições e citações.

  1. Nós gerenciamos nossas finanças com responsabilidade e equilibramos as necessidades imediatas da Wikipédia com sustentabilidade a longo prazo.

Você provavelmente não usa a sua conta corrente da mesma forma que usa uma conta poupança. Uma provavelmente é para gastos mais do dia-a-dia e a outra é provavelmente para emergências, como quando o seu carro quebra de repente, ou objetivos financeiros a longo prazo, como aposentadoria.

É a mesma coisa para organizações sem fins lucrativos. Nós temos duas contas que atuam como contas poupança para nós. Nossa reserva é como uma poupança para emergências, como uma crise econômica.

Nossa conta de doações (endowment) é um fundo permanente a longo prazo. A receita de investimento dessa conta apóia o futuro da Wikipédia e dos projetos Wikimedia. Esses fundos são separados para propósitos de longo prazo específicos. Contudo, nós usamos a vasta maioria das doações que recebemos de pessoas que nos leem para apoiar o trabalho atual que estamos fazendo naquele ano.

Sustentar reservas financeiras sadias e ter uma política de capital de giro é considerado boa prática para organizações de todos os tipos. O Conselho de Direção da Fundação Wikimedia definiu nossa política de capital de giro de modo que ele possa sustentar nosso trabalho e prover apoio a afiliados Wikimedia — uma rede global de grupos que apoiam a Wikipédia, projetos Wikimedia e a missão globalmente — e o voluntariado no caso de gastos não planejados, emergências ou quedas de receita. Isso também nos permite ter fluxo de caixa suficiente para cobrir nossas despesas ao longo do ano.

  1. Apoiar a Wikipédia significa que você está ajudando ela a ficar mais representativa de todo o conhecimento do mundo.

A Fundação Wikimedia apoia indivíduos e organizações por todo o mundo com financiamentos para aumentar a diversidade, alcance, qualidade e quantidade do conhecimento livre. Ao longo dos últimos quatro anos, nós distribuímos mais de $47 milhões para membros da comunidade voluntária da Wikimedia em 94 países. Recentemente, fizemos mudanças na maneira com que alocamos nossa receita para sermos mais inclusivos para afiliados Wikimedia novos e menores.

Conquanto reconheçamos que ainda há grandes lacunas para preencher, o conhecimento na Wikipédia e as pessoas que contribuem para ele se tornaram mais representativos do mundo globalmente. Por exemplo, de 2020 a 2023, a comunidade de pessoas editoras voluntárias na África Subsaariana cresceu em 36%. Isto se deve a esforços programáticos regulares liderados pelo voluntariado, os afiliados e outros — muitos dos quais receberam financiamento, treinamentos e outros apoios da Fundação. 

Por que a representação global do voluntariado da Wikipédia importa? Importa porque a Wikipédia é um reflexo das pessoas que contribuem para ela. Perspectivas diversas criam conhecimento relevante, de maior qualidade e mais representativo para todas e todos nós.

  1. Contribuições de pessoas que nos leem nos mantêm seguindo em frente.

Os humanos que doam de volta à Wikipédia — seja por meio de doações, palavras de apoio, edições ou por meio dos vários outros jeitos que as pessoas contribuem — nos inspiram todos os dias. Todo mundo aqui na Fundação Wikimedia que aproveitar esta oportunidade para agradecer essas pessoas. Queremos compartilhar algumas das nossas mensagens favoritas de pessoas que nos doaram ao longo dos anos. Esperamos que elas emocionem você tanto quanto nos emocionaram:

“Estou maravilhado(a) com as capacidades da Wikipédia! Quando eu leio artigos científicos ou médicos em um monitor, eu deixo a Wikipédia aberta no outro para verificar o significado e o contexto das terminologias cada vez mais obscuras dessas áreas. A Wikipédia não é só o maior projeto colaborativo da história da humanidade, é o melhor!”

Doador(a) dos EUA

“Por favor, aceitem meu agradecimento de coração por tocarem a Wikipédia, por não deixarem ela ser a propriedade pessoal de ninguém, por manterem sua integridade, qualidade e santidade, por tornarem ela acessível a toda e qualquer pessoa ao longo da geografia. Eu entendo o quão difícil pode ser não se comprometer e continuar em frente, especialmente no mundo digital com fins lucrativos de hoje.”

Doador(a) da Índia

Esperamos ter ajudado a aprofundar a sua compreensão sobre o quão importante são as doações de leitores para a Wikipédia. Se você tiver alguma dúvida, por favor verifique o nosso FAQ

Se você puder doar, você pode fazer sua doação para a Wikipédia em donate.wikimedia.org.

Nota da edição: Esta postagem foi originalmente publicada em 3 de novembro de 2022. Vários dados, números e links foram atualizados em outubro de 2023 para incluir informações mais recentes.

Read more Donors, Fundraising

Help us unlock the world’s knowledge.

As a nonprofit, Wikipedia and our related free knowledge projects are powered primarily through donations.

Donate now

Contact us

Questions about the Wikimedia Foundation or our projects? Get in touch with our team.
Contact

Photo credits